A arte da cravação de pedras

A arte de unir a pedra ao ouro tornou-se mais simples no dia de hoje, porém é necessário habilidade, técnica e amor para executar esse trabalho tão minucioso que enriquece de beleza qualquer joia.

Cravação com garras: Apareceu em 1886 com Charles Tiffany, que procurou uma forma de enfatizar mais a pedra do que o ouro. Como as garras são espaçadas e a pedra fica mais elevada do que a base da jóia, maior quantidade de luz passa por dentro da pedra, mostrando a gema no seu brilho máximo. A gema é presa á jóia de ouro através de garras. Este tipo de cravação pode ter três, quatro ou seis garras que podem levar a vários tipos de acabamentos.

Cravação inglesa: é uma cravação sem garras, a gema é presa por um aro de ouro que exerce pressão em toda a volta. Foi a primeira técnica de cravação, pois em resumo, é a evolução da cravação martelada. É uma técnica antiga, mas usada em pedras mais frágeis e dá um enfoque maior ao ouro da jóia do que propriamente á pedra.

Cravação bigodinho: Esta cravação é feita assentando-se a gema em furos na chapa do ouro. Quatro bigodinhos são cortados da chapa de ouro e levados para fixar a gema.

Cravação pavê: A cravação Pavê é uma pavimentação da superfície da jóia de ouro com gema, normalmente de tamanhos uniformes, dispostos muito próximos, cobrindo toda a superfície desejada. As gemas são acomodadas em furos e presa a placa por pequenos grão de ouro que são levantados usando-se o buril. Muito usada na alta joalheria.

Cravação trilho ou carrê: As gemas são colocadas enfileiradas entre dois trilhos paralelos de ouro e fixadas entre o sulco feito nas laterais internas do ouro e a borda superior do trilho. Neste tipo de cravação as pedras ficam muito seguras, protegidas de pancadas e desgastes gerais.

Cravação invisível: Trata-se da cravação Mystery Setting que a joalheria Van Cleef & Arpels desenvolveu e a patenteou. Surgiu no momento Art Déco, as gemas são engastadas em uma malha, que passa abaixo da cintura da gema. Todas as gemas devem ser preparadas para se encaixarem, sob pressão, á malha do ouro. Essa cravação deu as peças, um toque fino no visual no visual da joia.