História do óculos de sol

Inicialmente, os óculos de sol serviam para um só propósito, o de poder ver sem machucar a visão. Julga-se que terá sido no período pré-histórico que os óculos foram inventados. Tal engenhoca coube ao povo Inuit (esquimó) que é uma nação indígena esquino que habita nas regiões árticas do Canadá, Alasca e Groelândia.

Como precisavam se proteger da luz solar e dos seus raios nocivos, usavam uma achatada morsa de marfim. Óculos que tinham duas fendas bem fininhas, em partes de forma poder espiar, sem queimarem a sua vista.

A primeira lente escura conhecida foi uma lâmina verde usada pelo imperador Nero. Foram os Franceses, no século seguinte ao XIII que produziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, surgiu apenas no século XVII e até o século XX, era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, esse cristal pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. As lentes coloridas tornaram-se moda da década de 70.

Um óculos de sol de boa qualidade bloqueia os raios UVA, UVB e UVC, que podem atingir os olhos, favorecendo o surgimento de lesões ou doenças oculares, como catarata e o envelhecimento prematuro. Um óculos de sol de má qualidade pode causar o efeito inverso, fazendo com que a exposição aos raios solares seja maior.

Exposição Solar Visual

A exposição solar e aos raios ultravioletas é tão prejudicial para os olhos como para a pele. O uso de óculos de sol com proteção adequada funciona para os olhos como  creme de proteção solar para a pele. Os óculos de sol não devem ser usados apenas na praia, devem ser usados sempre que os índices de ultravioletas forem alto o que acontece até em dias nublados.

A proteção contra raios UV retarda e previne várias doenças visuais como catarata e muitos outros. Existem três tipos de luz ultravioleta (UV).

*UVA- são os raios de baixa energia, mas penetram profundamente que os UVB.

* UVB – são raios de alta energia e são os mais nocivos para os olhos.

*UVC – são a forma de energia mais potente de todas.

Recomendações:

Evite exposição solar entre 12 e às 16 horas;

Use exclusivamente óculos de sol com proteção ultravioleta;

Realize exames de rastreio prevenção periodicamente;

Use óculos solar com grau se você necessita.

Como funciona o óculos de sol

Existem quatro coisas que um bom par de óculos de sol deve fazer por você:

Proporcionar proteção contra os raios ultravioleta da luz solar: A luz ultravioleta (UV) prejudica a córnea e a retina. Bons óculos de sol podem eliminar os raios UV completamente.

Proporcionar proteção contra luz intensa: Quando os olhos recebem muita luz, ele naturalmente fecha a íris. Uma vez fechada a íris no seu máximo possível, a próxima etapa é apertar os olhos. Se ainda houver muita luz, como pode haver quando a luz solar está refletindo na neve, o resultado é dano á retina. Bons óculos de sol podem bloquear a luz que entra nos olhos até 97%, evitando danos.

Proporcionar proteção contra clarões: Certas superfícies como a água, podem refletir uma grande quantidade de luz, e os pontos brilhantes podem distrair ou esconder objetos. Bons óculos de sol podem eliminar completamente este tipo de claridade usando polarização.

Óculos de sol eliminam freqüências específicas de luz: Certas freqüências de luz podem borrar a visão, e outras podem aprimorar o contraste. Escolher a cor adequada para seus óculos de sol permite que eles trabalhem melhor em situações específicas.

Lentes solar Polarizadas

Lentes polarizadas oferecem proteção quase completa contra o brilho horizontal do sol, fazendo com que o reflexo do sol se torne quase imperceptível, tornando a visão mais definida.

Em outras palavras, as lentes polarizadas são utilizadas para bloquear a luz intensa que é refletida em superfícies planas. Isso ocorre porquê os óculos de sol polarizados são feitos com polarização vertical, enquanto a luz refletida pelo sol sobre a superfície planas é horizontalmente polarizado.

Na compra de óculos solar de lentes polarizadas o consumidor não terá que se preocupar, porque estas lentes oferecem 100% de proteção contra os raios UVA e UVB.

Cores de lentes solar para cada prática esportiva

O melhor tom de cor para óculos de sol esportivo depende das condições ambientais e da iluminação que estiver fazendo durante a prática desportiva, qualquer que seja ela.

Jogar voleibol em um dia ensolarado o recomendado seria óculos com lentes escuras.

Jogar golfe em um dia nublado lente deveria ser mais clara ou degrade.

As lentes amareladas e laranjas aumentam o contraste em nublado, obscuro, condições de pouca luz ou ao ar livre e para esportes indoor..

Filtros de luz azul servem para um foco mais preciso, muito necessário em esportes como ciclismo, caça, tiro, esqui, snowboard, basquetebol, handebol, squash e tênis.

As lentes verdes aumentam o contraste (levemente), preservando o equilíbrio de cores e, por isso, são recomendados para a prática de basebol e golfe.

Para quem participa de vários tipos de esportes em uma variedades de condições de iluminação, é preciso considerar a compra de mais de um par de óculos de sol esportivo, com diferentes tonalidades de lentes em cada par. Algumas armações de óculos de sol têm lentes intercambiáveis que favorecem uma variedade de cores para as diversas condições de iluminação.

4 mitos sobre óculos solar

Mito 01: Não usar óculos de sol não é grande problema.

O sol pode causar grandes problemas sérios nos olhos e os óculos de sol é o melhor mecanismo de defesa. A camada exterior do olho, tal como a pele, pode queimar. Outra razão para usar óculos de sol, eles vão ajudar a retardar o desenvolvimento de rugas em volta dos olhos!

Mito 02: Todos os óculos de sol são iguais.

Nem pensar, cada um deles tem seu próprio estilo, tamanhos e cores diferentes. Sempre peça ajuda a um profissional da área para indicar qual fica melhor e mais adequado para seu tipo de rosto e estilo.

Mito 03: Só precisa de óculos solar quando tem sol.

Assim como devemos usar protetor solar em dias nublados, também devemos usar óculos escuros, mesmo quando o sol não esta radiante. Seja qual for o tempo, independente da época do ano, use óculos de sol sempre que estiver na rua.

Mito 04: Os óculos de sol são a única maneira de proteger os olhos do sol.

Colocar protetor solar nas pálpebras ao redor dos olhos. Chapéus de abas largas ajudam a manter o sol longe dos olhos. E é claro, sair do sol de vez em quando não faz mal nenhum. Se possível, evite sair de casa durante as horas de pico de sol, entre 10h e às 15h.