Ouro Branco

Uma das características mais marcantes do ouro é sem dúvida, sua coloração naturalmente amarelada. No entanto, esse elemento ocorre na natureza com tonalidades, então como é que as jóias de ouro branco são produzidas?

Ligas metálicas

Para produzir anéis, correntes ou outras peças, é necessário criar uma liga metálica com outros materiais para torná-lo mais resistente. Então para joias que terão coloração dourada, é bastante comum que o sejam empregados metais como o zinco e o cobre.

Para fabricar a joia de ouro branco, os ourives normalmente empregam metais como o manganês, a prata e o paládio. O níquel, que sempre foi utilizado devido ao seu baixo custo, começou a cair em desuso por ser um material que pode provocar reações alérgicas. Entretanto, apesar de as peças produzidas com esses materiais terem coloração puxada para prata, seu brilho não é tão vibrante assim, e elas ainda trazem um leve tom amarelado.

Assim, para conseguir as joias vistosas que conhecemos, os ourives banham as peças com uma camada fina de ródio, um elemento do mesmo grupo de platina que além de possuir um belo brilho prateado, é extremamente durável. Com o uso, esse material acaba se desgastando e, dependendo da composição da liga utilizada em fabricação da joia, o tom amarelado da peça começa a aparecer novamente que pode ser facilmente resolvido com outro banho de ródio.