Tipos de pérolas (água doce e água salgada)

As pérolas são gemas orgânica e nascem das ostras um molusco, corpo animal macio, com um exterior casca dura. A maioria das pessoas conhecem estes animais como ostras. Existem vários tipos de pérolas que tem critérios de avaliação rigorosos para distinguir tipos de pérolas e a sua qualidade.

Antigamente, as pérolas eram consideradas tesouros com valor inestimável pela sua beleza, magia e porque eram de difícil acesso, tidas como mágicas e poderosas. A produção de pérolas cultivadas começou apenas no início desde século, o que tornou a pérola muito mais acessível. Antes da criação das pérolas cultivadas, as pérolas naturais eram tão raras que ficava reservada apenas para membros da nobreza e pessoas muito ricas.

Existem diversos tipos de pérolas, que variam de cor, forma ou cultivo:

·         Pérolas de água doce.

As pérolas de água doce encontram-se ou são cultivadas, em moluscos de água doce, em lagos, rios ou lagoas. São normalmente, pérolas com formas irregulares, no entanto são perfeitamente esféricas. Estes tipos de pérolas de água doce podem ser encontradas em um leque muito variado de cores.

·         Pérolas de água salgada.

São cultivadas em água salgada. Estes tipos de pérolas também podem ter um formato de madrepérola bastante irregular, especialmente se forem totalmente naturais, embora as melhores sejam conhecidas pelos tipos de pérolas com forma regular esférica e com aspecto delicado.